Oração pedindo a Humildade - Santa Teresinha do menino Jesus



Oração para conseguir a Humildade

       Ó Jesus! quando éreis Viajante sobre a terra, dissestes: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis repouso para vossas almas”. Ó Poderoso Monarca dos Céus, sim, minha alma encontra repouso vendo-vos, revestido da forma e da natureza de escravo, humilhar-vos ao ponto de lavar os pés de vossos apóstolos. Lembro-me, então, das palavras que pronunciastes para ensinar-me a praticar a humildade: “Dei-vos o exemplo para que façais, também vós, o que fiz; o discípulo não é maior que o Mestre... Se com­pre­en­derdes isto e o praticardes, sereis felizes”. Senhor, com-preendo essas palavras saídas de vosso Coração doce e humilde; quero praticá-las com o auxílio de vossa graça.
      Quero diminuir-me humildemente e submeter minha vontade à de minhas irmãs, em nada as contradizendo e sem procurar saber se elas têm, sim ou não, direito de me dar ordens2. Ninguém, ó meu Bem-Amado, tinha para convosco esse direito e, no entanto, obedecestes não só à Santa Virgem e a São José, mas também a vossos carrascos. Agora, é na Hóstia que vos vejo chegar ao cúmulo de vossos aniquilamentos3. Qual não é vossa humildade, ó divino Rei da Glória, submetendo-vos a todos os vossos sacerdotes, sem fazer qualquer distinção entre os que vos amam e os que são — infelizmente! — mornos ou frios no vosso serviço... Vós desceis do céu a seu chamado; quer adiantem, quer atrasem a hora do Sto. Sacrifício, estais sempre pronto……
     Ó meu Bem-Amado, sob o véu da branca Hóstia, como me pareceis doce e humilde de coração! Para ensinar-me a humildade, não podeis diminuir-vos mais; assim, quero, para corresponder ao vosso amor, desejar que minhas irmãs me ponham sempre em último lugar, e convencer-me de que ele é o meu.
Suplico-vos, meu Divino Jesus, que me envieis uma humilhação cada vez que eu tente elevar-me acima das outras.
       Eu sei, ó meu Deus, que humilhais a alma orgulhosa, mas àquela que se humilha dais uma eternidade de glória. Quero, pois, colocar-me na última fileira; partilhar vossas humilhações para “ter parte convosco” no reino dos Céus.
     Mas, Senhor, conheceis minha fraqueza: a cada manhã, tomo a resolução de praticar a humildade, e de noite reconheço que ainda cometi muitos pecados de orgulho; diante disso, sou tentada a desanimar, porém — eu sei — o desânimo também é orgulho. Quero, pois, ó meu Deus, apoiar sobre vós somente minha esperança; como podeis tudo, dignai-vos fazer nascer em minha alma a virtude4 que desejo. Para obter essa graça de vossa infinita misericórdia, eu vos repetirei com bastante freqüência: “Ó Jesus, doce e humilde de oração, fazei meu coração semelhante ao vosso!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Padre Paulo Ricardo de Azevedo Jr.

SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ, ESPOSO DE NOSSA SENHORA

Seguidores